Warren Buffett disse que ficou “confuso” com a oportunidade de comprar ações de cinco tradings japonesas há dois anos.

“Fiquei confuso com o fato de podermos comprar essas empresas”, disse Buffett a Becky Quick da CNBC no programa “Squawk Box” em uma entrevista de Tóquio na quarta-feira (12). Eles tinham, de fato, “um rendimento de ganhos de talvez 14% ou algo assim, mas os dividendos cresceriam”.

O presidente e CEO da Berkshire Hathaway (NYSE:BRK.B) revelou esta semana que aumentou sua participação em cada uma das cinco principais empresas japonesas para 7,4% e acrescentou que pode considerar novos investimentos. A viagem de Buffett ao Japão tem como objetivo mostrar apoio às empresas.

A Berkshire Hathaway também é negociada na B3 através do ticker (BOV:BERK34).

O rendimento dos ganhos (Earnings yield) é definido como o lucro por ação dividido pelo preço da ação e é uma medida comum usada por investidores de valor como Buffett. Quanto maior o número, mais valor os investidores estão obtendo por ação.

“Eu apenas pensei que essas eram grandes empresas. Eram empresas que eu geralmente entendia o que faziam. Um pouco semelhante à Berkshire, pois possuíam muitos interesses diferentes”, disse Buffett. “E eles estavam vendendo pelo que eu achava que era um preço ridículo, principalmente o preço comparado às taxas de juros vigentes na época.”

Buffett, 92, disse na quarta-feira (12) que a Berkshire planeja manter os investimentos por 10 a 20 anos. A Berkshire disse anteriormente que poderia aumentar suas participações em cada uma das tradings em até 9,9% – embora não sem a aprovação dos conselhos de administração das empresas.

Fazendo negócio?

O vice-presidente de operações não relacionadas a seguros da Berkshire e herdeiro aparente de Buffett, Greg Abel, acrescentou na mesma entrevista que o conglomerado também está interessado em qualquer outra “oportunidade incremental” com cada uma das empresas em termos de negociação.

“Nós avaliaríamos muito rapidamente. Warren destacou que quanto maior, melhor, e que atenderá o telefone no primeiro toque. E nunca vamos ficar sem dinheiro. Eles podem nos ligar a qualquer hora”, disse Abel.

O “Oráculo de Omaha” adquiriu participações nessas empresas pela primeira vez em agosto de 2020 em seu aniversário de 90 anos, em uma compra inicial de aproximadamente US$ 6 bilhões. As empresas são a Mitsubishi Corp., Mitsui & Co., Itochu Corp., Marubeni e Sumitomo.

Conhecidas como “sogo shosha”, as casas comerciais do Japão são semelhantes a conglomerados e comercializam uma ampla gama de produtos e materiais. Com a importação de metais, têxteis, alimentos e outros bens, eles ajudaram a alavancar a economia do Japão no cenário global.

Eles foram criticados por alguns investidores por suas operações complexas, bem como por sua crescente exposição a riscos no exterior à medida que se expandiam internacionalmente. No entanto, para Buffett, essas operações diversificadas podem fazer parte do sorteio. Eles também apresentam altos rendimentos de dividendos e fluxo de caixa livre.

Por CNBC/Sarah Min

Berkshire Hathaway (BOV:BERK34)
Historical Stock Chart
From May 2024 to Jun 2024 Click Here for more Berkshire Hathaway Charts.
Berkshire Hathaway (BOV:BERK34)
Historical Stock Chart
From Jun 2023 to Jun 2024 Click Here for more Berkshire Hathaway Charts.